Campinarte Notícias e Músicas

Arquivo do blog

ESTE BLOG É INDEPENDENTE - NÃO RECEBE (E NEM QUER) SUBVENÇÃO DE QUALQUER PREFEITURA, GOVERNO DE ESTADO E MUITO MENOS DO GOVERNO FEDERAL - NÃO SOMOS UMA ONG OU FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO OU CENTRO CULTURAL E TAMBÉM NÃO SOMOS FINANCIADOS POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO OU DENOMINAÇÃO RELIGIOSA - NÃO SOMOS FINANCIADOS PELO TRÁFICO DE DROGAS E/OU MILICIANOS - O OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO É UMA EXTENSÃO DO CAMPINARTE DICAS E FATOS - INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS - GRATO PELA ATENÇÃO / HUAYRÃN RIBEIRO

Vídeos

Notícias principais - Google Notícias

sábado, 18 de janeiro de 2020

Minha amiga bicicleta

Atualmente, em alguns países, a bicicleta é considerada um brinquedo. Foi substituída pela motocicleta e pelo automóvel. Esqueceram que a humilde bicicleta exerceu poderosa influência no curso da história — especialmente nas Américas. Por iniciar o movimento em favor de estradas firmes e lisas, pavimentou o caminho para o advento do automóvel. Com efeito, certo escritor afirmou que “tanto física como psicologicamente, ela é o verdadeiro genitor do automóvel”.
Se você precisa se deslocar menos de oito quilômetros numa zona urbana, uma bicicleta talvez seja mais rápida do que um carro. A bicicleta é o meio de transporte mais eficiente da Terra. De bicicleta, pode-se andar até 2.400 quilômetros, sem poluir, usando para isso energia derivada dos alimentos, equivalente a pouco mais de quatro litros de gasolina. A bicicleta também faz bem para a saúde.
A bicicleta tem sido chamada de o mais eficiente sistema energético de transporte do mundo. Um homem de bicicleta utiliza, grama por grama, e quilômetro por quilômetro, cerca de quatro vezes menos calorias do que um cavalo ou um jato, cinco vezes menos do que um pombo ou um carro, e mais de seis vezes menos do que um cachorro, uma vaca ou uma gaivota, para não se dizer nada dos altos consumidores de energia, tais como helicópteros, coelhos, pequenas aves e insetos. Diz-se que isto é verdade porque, uma vez a pessoa monte numa bicicleta, ela faz o uso mais eficiente dos músculos de suas coxas — os mais poderosos do corpo. Ao mesmo tempo, os movimentos desperdiçados de outros músculos são limitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.