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quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Campinarte de volta no tempo...

Auto Viação Jurema em 1960
Duas propagandas da FNM - a primeira de 1961 e a segunda de 1968
Em 23 de Julho de 1971, finalmente os trens elétricos chegaram a Duque de Caxias, região da antiga Leopoldina. Com isso, finalmente estavam realmente unificados os Subúrbios da Leopoldina e da Central, ambos em bitola 1,60m. Posteriormente a Eletrificação foi a Gramacho e finalmente a Saracuna, com a bitola de 1,60m. Os trens elétricos que saíam de Barão de Mauá rumo a Gramacho/Saracuna, foram transferidos para a Estação D. Pedro II, concentrando assim, todas as linhas Suburbanas. Foto publicada na Revista REFESA, década de 70. Cortesia: Christoffer R.
Esta foto é de 1965, conforme indica o busófilo Augusto Antônio, responsável pela foto. Este ônibus é da Viação Paredense, hoje extinta, que fazia na ocasião a linha Caxias - Praça da Bandeira.
Em meados do século XIX, Meriti representava apenas um porto de escoamento de poucos produtos, dentre os quais a lenha e o carvão vegetal. A recuperação de Meriti começou a insinuar-se com o advento da estrada de ferro que levara tantas localidades ao ocaso – Estrela, Vila de Iguaçu, Porto das Caixas. Sob a égide da “maria-fumaça”, tudo se modificou.
SOL – SOCIEDADE DE ÔNIBUS LTDA – DUQUE DE CAXIAS – RJ / FUNDADA EM 1961, COM SUA TRADICIONAL LINHA ( DUQUE DE CAXIAS X FREGUESIA ), NA ÉPOCA SUA FROTA ERA ATÉ GRANDE PARA ATENDER UMA SÓ LINHA.
O ramal de Xerém foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação de Belford Roxo e seguia até a localidade de Xerém. Passou a transportar passageiros e fechou sua linha em maio de 1969, quando correu o último trem de passageiros.
Trem a diesel em Duque de Caxias, anos 1970
(Autor desconhecido).

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